An exploration of the employer branding
: the case of DHL Express Portugal

Título traduzido da tese: Análise do employer branding: o caso da DHL Express Portugal
  • Joana Inês Silvestre dos Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O documento explora o complexo conceito de employer branding, examinando as técnicas de gestão, as componentes internas e externas e o seu impacto na atração e retenção de talentos de topo. Através de uma análise da literatura existente e de dados empíricos, o estudo realça a dinâmica complexa envolvida na aquisição de talentos no atual panorama empresarial competitivo. O relatório sublinha a importância crucial de compreender o employer branding, tanto interno como externo, a fim de realçar a perceção dos empregados e a reputação da empresa. Destaca-se também a importância de corresponder aos valores dos colaboradores - como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o potencial de carreira e a autenticidade - para atrair novos talentos com sucesso. Utilizando a DHL Express Portugal como estudo de caso, esta dissertação explora a forma como a missão e os valores comunicados de forma eficaz podem melhorar a perceção acerca do empregador. A investigação também identifica os principais atributos valorizados pelos potenciais colaboradores, incluindo a progressão na carreira, uma remuneração competitiva e um ambiente de trabalho positivo. Uma análise detalhada, que utiliza inquéritos e estudos de regressão, revela a influência significativa de factores intrínsecos (resultados visíveis, oportunidades de aprendizagem) e de aspectos de lazer (equilíbrio entre a vida profissional e pessoal) no interesse dos candidatos pela DHL Express Portugal.
Data do prémio3 mai. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRute Xavier (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'