A indústria automóvel está atualmente a subverter várias tendências, nomeadamante o seu foco tradicional no produto. Uma vez que o objetivo é mudar para um foco centrado no cliente, a subscrição de automóveis surge como uma alternativa bastante nova a este tipo de serviços baseada no acesso. O objetivo desta tese é analisar a influência das assinaturas de automóveis na compra, financiamento e leasing de automóveis no sector privado na Alemanha. Foram recolhidos dados secundários através da revisão da literatura sobre serviços baseados no acesso e comportamentos de mobilidade. A análise primária consistiu num inquérito a clientes para a recolha de perceções na Alemanha sobre as assinaturas de automóveis. Além disso, foi realizada uma análise de cenários após Schoemaker (1995). Os resultados revelaram que as assinaturas continuam a ser um tópico de nicho e, em termos de quotas de mercado, estão muito atrás das outras formas de financiamento existentes. No entanto, as subscrições são vistas como mais interessantes do que o leasing. Deste modo, as subscrições tornar-se-ão o quarto pilar do financiamento e, de acordo com o cenário de tendência, poderão representar 20% das quotas de mercado em 2030, ultrapassando a compra em dinheiro e alinhando-se com o leasing.
Data do prémio | 29 abr. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Peter V. Rajsingh (Supervisor) & André de Almeida Pinho (Co-Orientador) |
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- Assinaturas de automóveis
- Indústria automóvel
- Retalho automóvel
- Mercado automóvel alemão
- Leasing automóvel
- Propriedade de automóveis
- Concessionárias de automóveis
- Planeamento de cenários
- Incerteza
- Inovação perturbadora
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Analysis of the potential impact of car subscriptions on the german automotive market
Stuchlik, M. (Aluno). 29 abr. 2021
Tese do aluno