A ansiedade dentária é um problema de Saúde Pública cada vez mais preocupante para a área de Medicina Dentária, pois nota-se que uma parte significativa dos pacientes falta constantemente às consultas devido a este problema. O presente estudo epidemiológico transversal observacional analítico tem como objectivos: (1) avaliar a prevalência da ansiedade dentária e (2) mensurar a Qualidade de Vida nos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional da Beiras (Viseu), identificando fatores etiológicos que possam contribuir para o aumento deste tipo de ansiedade. Foi avaliada uma amostra constituída por 162 utentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 85 anos de idade, de ambos os géneros, que recorreram à Clinica Universitária, nos meses de março, abril e maio de 2013. A ansiedade dentária foi avaliada através de duas escalas de medição específica de ansiedade e fobia dentária, ambas em versões portuguesas - a Modified Dental Anxiety Scale (MDAS) e Dental Fear Survey (DFS) - e também uma escala de medição de saúde em geral, o questionário Short Form 36 versão 2 (SF-36v2), aplicadas conjuntamente com os questionários Socioeconómico de Graffard. Verificou-se que os resultados obtidos pelo DFS diferem dos obtidos pelo MDAS. No primeiro 61,7% da amostra são ansiosos e de acordo com o MDAS apenas 13,6% são ansiosos, porém relativamente aos muito ansiosos e fobicos a percentagem é a mesma nas duas escalas (6,2%). Conclui-se que quanto melhor é a Qualidade de Vida geral, menor é a ansiedade e que os estímulos mais ansiogénicos são a visualização da agulha e a percepção da picada.
Data do prémio | 11 jul. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Patrícia de Campos Ribeiro (Supervisor) |
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- Ansiedade
- Fobia
- Medicina dentária
- Saúde pública
- Qualidade de vida
- Mestrado em Medicina Dentária
Ansiedade dentária: uma questão de saúde pública e qualidade de vida : estudo de caso
Lopes, A. L. M. (Aluno). 11 jul. 2013
Tese do aluno