Aplicação das tecnologias no combate ao insucesso na disciplina de geometria descritiva

• Elsa Maria Cabral de Sousa Godinho (Aluno)

Considerando que a disciplina de Geometria Descritiva A tem apresentado um elevado grau de insucesso ao nível do 10º ano de escolaridade, e no sentido de reverter esta situação, foi concebida uma estratégia de ensino-aprendizagem, com base na utilização de ferramentas da nova geração da Internet, chamada de Web 2.0. Pretendemos verificar a interação de uma turma constituída por alunos do curso de Ciências e Tecnologias e do curso de Artes Visuais, durante a conceção, desenvolvimento e utilização de aplicações multimédia dos novos ambientes da Web 2.0 aplicadas à disciplina de Geometria Descritiva A e avaliar a influência que essas mesmas tecnologias tiveram no desenvolvimento das competências, nas aprendizagens dos alunos e na melhoria dos resultados escolares. Para o efeito, foi utilizado um conjunto de ferramentas de Ensino Assistido por Computador, o software SketchUp, AEIOU-GD e a ferramenta Jing que permite a captura de screenshots e vídeos ou screencasts (capturas / gravações digitais de ações / interações do utilizador) no computador que, além de possibilitarem a partilha destes na Web, permitem aos alunos aceder às aplicações através de todos os dispositivos móveis, tais como a Plataforma Android, Windows Phone, iPhones, iPods e iPads e aplicarem os conteúdos curriculares da disciplina, em qualquer lugar ou hora. Embora o trabalho tenha sido desenvolvido com um número reduzido de alunos, num total de treze, permitiu também abalizar que, de uma forma geral, os alunos têm hábitos estabelecidos de utilização de multíplices dispositivos móveis, nomeadamente computadores, iPhones, iPods e iPads. Os resultados mostraram que os alunos consideraram esta experiência profícua, uma vez que contribuiu para a compreensão e aprendizagem de alguns conteúdos conduzindo a uma melhoria dos resultados escolares. Quanto aos screenshots e vídeos ou screencasts, a maioria dos alunos mostrou interesse na sua utilização, tendo mesmo afirmado que estas aplicações contribuíram para a melhoria das suas aprendizagens. Esta perceção dos alunos é corroborada por uma ligeira subida nos resultados escolares na disciplina de Geometria Descritiva A dos alunos envolvidos. Ressalva-se, contudo, que seria necessário que o projeto fosse implementado por um período mais longo, e envolvendo um maior número de alunos, para que pudéssemos chegar a resultados e conclusões mais consistentes.
Data do prémio19 mar. 2015
SupervisorIlídia Cabral (Supervisor)