Aplicação do lean ao processo de submissão de candidaturas ao Programa Horizonte 2020

• Rui Miguel Pacheco Lousa Pereira (Aluno)

O presente Trabalho Final de Mestrado aborda o tema de implementação da filosofia Lean na Consultora de Inovação Portuguesa, Inova+, mais concretamente no departamento de Cooperação Internacional na subárea do Horizonte 2020. Esta filosofia de gestão desenvolvida na indústria automóvel, e agora amplamente utilizada nos setores industrial e serviços, tem como princípio básico a eliminação de qualquer fonte de desperdício e a identificação de oportunidades de melhoria no processo. Desde inícios do ano 2000, a filosofia Lean começou a ser adaptada e implementada no setor dos serviços, sendo atualmente, um dos setores onde a sua adoção é mais intensa: existem muitos exemplos de aplicação filosofia Lean na área dos serviços de saúde, em instituições governamentais, no setor financeiro, em bancos e seguradoras, entre outros. No entanto, a aplicação em empresas de consultoria empresarial ou de inovação não é comum. Esta dissertação tem como principal objetivo propor um conjunto de medidas baseadas na filosofia Lean, , que permitam aumentar a produtividade da empresa em termos de recursos humanos e tempo, e que conduzam a um aumento da qualidade do serviço. Para atingir este objetivo, procurou-se identificar as principais fontes de desperdício no sentido de os minimizar ou eliminar, recorrendo a ferramentas e técnicas como os 5S, 5S Digitais, o Value Stream Mapping, o Controlo Visual e o Poka-Yoke. Através da aplicação de ferramentas Lean no Departamento de Cooperação Internacional foi possível propor um plano de ação que se espera que a empresa adote no futuro. A proposta de melhoria inclui ações que vão desde a formação dos recursos humanos na filosofia Lean até à eliminação de diversos tipos de desperdícios através dos 5S digitais. Os resultados da implementação destas propostas são somente indicativos, constituindo, portanto, resultados esperados, uma vez que não foi possível acompanhar a sua implementação, constituindo esta uma limitação deste estudo. No entanto a Inova+ fica com um plano bem definido de como pode melhorar as suas operações.
Data do prémio20 mar 2017
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Cristina Azevedo (Co-Orientador)

• Lean service
  • 5S