Application of lean thinking in a canteen during a Covid-19 scenario

• Jorge Miguel da Silva Carneiro (Aluno)

Na realidade atual, em que os mercados mudam rapidamente e a competição é feroz, “Lean Management” surge como uma maneira alternativa e bem-sucedida de gerir os processos de uma empresa, tendo sido originada na indústria automóvel, mas sido cada vez mais reproduzida em outras indústrias. Desta forma, esta investigação foca a possível implementação do “Lean” numa cantina. Dado que a investigação foi conduzida durante um surto de Covid-19, seria impossível não observar as suas implicações e não explorar formas de evitar o contágio na cantina. Sendo assim, os objetivos deste projeto eram avaliar de que forma o “Lean” poderia ser implementado numa cantina, e que soluções deveriam ser aplicadas para que os processos da empresa fossem melhorados. Além disso, foi também avaliado se o “Lean” poderia originar soluções para reduzir o risco de transmissão de Covid-19. A metodologia escolhida para abordar esta investigação foi a condução de um estudo de caso numa cantina do Politécnico do Porto. Os dados foram recolhidos por observação direta bem como através de comunicação com os funcionários, estudantes e a direção da empresa. Os dados foram de seguida analisados através da perspetiva do pensamento “Lean” e foram encontradas soluções com potencial para serem implementadas. As principais conclusões desta investigação são que nem todos os métodos “Lean” são apropriados para serem aplicados numa cantina, porém, alguns desses métodos bem como a meta da eliminação total de desperdícios podem contribuir com soluções benéficas para a produtividade da cantina. De forma adicional também se prova possível a descoberta de novas maneiras de impedir o contágio por Covid-19 enquanto se aplica Lean e beneficiando da mentalidade de melhoria contínua proveniente do Lean.
Data do prémio13 jul 2021
SupervisorJorge Julião (Supervisor)