Application of m-commerce in retail companies In Albania
: a study of consumer behavior determinants in adopting m-commerce

  • Jori Caushaj (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

O desenvolvimento do m-commerce mudou o mercado de comércio online e, se usado corretamente, pode fornecer vantagem competitiva às empresas. A forma como as empresas oferecem seus produtos ou serviços afeta diretamente seu desempenho no mercado e pode resultar em sucesso ou fracasso financeiro, portanto, pesquisas e análises rigorosas dos determinantes do comportamento do consumidor são consideradas uma necessidade.Esta dissertação teve como objetivo estudar os principais determinantes do comportamento do consumidor na adoção do m-commerce em empresas de varejo na Albânia. Este estudo apresenta percepções significativas que são úteis aos pesquisadores para estudos futuros; consumidores de m-commerce para aumentar a conscientização; varejistas e empresas para entender e obter insights sobre os principais determinantes do comportamento dos consumidores e como adotar sua estratégia de m-commerce de acordo.Com base nas teorias de aceitação de tecnologia mais relevantes em todo o mundo que visam estudar o comportamento do consumidor na adoção de uma determinada tecnologia inovadora, esta dissertação baseou seu conjunto de hipóteses para TAM (modelo de aceitação de tecnologia) com variáveis estendidas de Chong, justamente baseado em 6 variáveis: utilidade percebida , facilidade de uso percebida (TAM), custo, confiança, prazer, influência na rede (Chong).Como dados primários, foi realizada pesquisa transversal com questionário estruturado, com amostra de 200 participantes, distribuída em Tirana e Durres. As variáveis mais significativas que parecem impactar e melhorar o comportamento do consumidor de compras móveis em empresas de varejo na Albânia são "custo", "confiança" e "influência da rede", enquanto a variável menos importante resultou em "prazer", enquanto a "utilidade percebida" sim não resultou ser um fator determinante para impactar o comportamento de compra móvel.
Data do prémio27 jan. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAndré de Almeida Pinho (Supervisor)

Keywords

  • M-commerce
  • Albania
  • Varejo
  • Teoria TAM
  • Variáveis
  • Consumidor
  • Comportamento

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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