Approaching and distancing factors of flectric vehicle consumers

• Luís Pedro Costa Tavares (Aluno)

O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que aproximam e distanciam os consumidores da compra de veículos elétricos. O objetivo principal é, portanto, determinar quais as características - do veículo, do serviço e / ou do contexto externo - que levam o consumidor a tomar a decisão de comprar ou não este tipo de automóvel. Uma análise qualitativa a 5 profissionais do setor entrevistados foi primeiramente conduzida, seguida de uma análise quantitativa de 250 respostas a um questionário desenhado e proposto ao público em geral. Os resultados preveem que o Desempenho Ambiental, os incentivos fiscais governamentais e o custo total da posse, bem como a redução de custo de manutenção, são os atributos dos veículos elétricos que mais aproximam os consumidores da decisão final de compra. Por outro lado, a Disponibilidade de Instalações de Carregamento, o Custo do Tempo de Carregamento e a Experiência de Condução são apontados como os atributos que mais distanciam o consumidor de uma compra. Para além destas, outras conclusões foram tiradas, particularmente em relação à importância das experiências de test-drive. Mais ainda, os resultados obtidos também sugerem que os indivíduos que não são proprietários de veículos elétricos pontuam estes com maior autonomia do que os usuários que realmente possuem um. Foram assim traçadas conclusões ao nível empresarial, visando uma maior taxa de sucesso de vendas de Veículos elétricos, de satisfação de clientes de VE e um aumento geral na procura dos mesmos.
Data do prémio16 jul 2021
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

• Veículos elétricos
  • Comportamento do consumidor