As redes sociais são hoje em dia uma técnica essencial ao marketing moderno. É necessário as empresas irem onde os seus consumidores estão, e eles estão online, a estabelecer contactos com amigos, a mostrar-lhes um pouco do seu dia-a-dia e, o mais importante, a comentar a actualidade, a partilhar a sua indignação, descobertas e preferências ao nível de produtos, serviços e marcas. É uma versão moderna, multidireccional e mais rápida do passa a palavra. Basta um consumidor acordar descontente ou enfrentar num determinado momento uma situação que lhe desagrade para em simultâneo dezenas ou centenas de pessoas o ficarem a saber. As empresas quer queiram quer não, já estão nas redes sociais, através dos seus colaboradores, fãs ou clientes insatisfeitos. As redes sociais podem representar hoje uma ameaça para aquelas em especial que têm uma tradição de problemas de imagem. No entanto, são muito mais do que isso. Representam uma enorme oportunidade e revolução na forma como lidar com o cliente. Permitem uma gestão de crises mais rápida, um contacto mais directo entre a empresa e o consumidor, de forma a proteger a marca, sendo igualmente uma forma de publicidade com um investimento infimamente menor ao tradicional, gerando um retorno elevado. As redes sociais podem servir de monitor de tendências, de teste à sensibilidade e resposta do consumidor, sem custos adicionais de maior para a empresa. Antes mesmo de um produto ou campanha serem lançados, os consumidores podem dar a sua opinião e orientar a empresa. As empresas não podem mais ignorá-las na sua estratégia a médio prazo.
Data do prémio | 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
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Approaching the social media: the Galp Energia case
Jorge, A. D. (Aluno). 2011
Tese do aluno