O presente trabalho consiste numa reflexão teoricamente sustentada sobre uma vivência que considero muito significativa e enriquecedora no meu percurso profissional, enquanto professora do primeiro ciclo do ensino básico, e também no meu percurso de vida pessoal. Essa vivência ocorreu durante dois anos letivos, no início da década de noventa, na Escola da Bela Vista, concelho de Gondomar, e foi marcada pela vontade de todas as professoras da escola em querer uma outra forma de trabalhar, em querer mudar e inovar o modo como se ensinava e como se aprendia na Escola da Bela Vista. O projeto de Investigação Ensinar é Investigar, implementado e desenvolvido com o apoio do Instituto de Inovação Educacional, foi a grande alavanca que impulsionou e manteve aceso esse nosso querer. Nesta reflexão, a par da narração das dinâmicas sofridas e usufruídas ao longo desses dois anos, caracterizadas, essencialmente, pelo trabalho colaborativo e coletivo, pela formação-em-situação, pela análise e reflexão e por processos supervisivos, que contribuiram para o meu desenvolvimento profissional e para a (re)construção da minha identidade profissional, é feita a sua elucidação e interpretação à luz de quadros teóricos das Ciências da Educação. Houve o cuidado de contextualizar a vivência no contexto político global. A reflexão sobre a vivência em análise, associada ao estudo que estimulou, fez interpelar/emergir alguns domínios essenciais para o desenvolvimento da escola que procura o sucesso educativo para todos, assim como para o exercício do profissional da docência.
Data do prémio | jun. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
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- Mudança
- Reflexão
- Trabalho-colaborativo e coletivo
- Formação-em-situação
- Supervisão
- Desenvolvimento profissional
- Mestrado em Ciências da Educação
Aprender a ensinar: memórias de uma viagem profissional
Neves, M. A. P. (Aluno). jun. 2012
Tese do aluno