Neste estudo pretendeu-se implementar uma disciplina, durante um ano lectivo, sem recorrer à utilização de papel, utilizando apenas o computador como ferramenta de apoio à aprendizagem. A disciplina escolhida foi Tecnologias da Informação e Comunicação do 10º ano e como plataforma de suporte ao processo de ensino/aprendizagem utilizou-se o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), para disponibilizar materiais de apoio à disciplina, em texto e vídeo, bem como fichas de exercícios e testes de avaliação. O objectivo principal do estudo foi avaliar se é possível aprender sem utilizar papel, apenas recorrendo a materiais em formato digital, compreendendo, assim, as vantagens, desvantagens e constrangimentos desse processo de ensino/aprendizagem bem como a motivação que os alunos sentem com esta metodologia. Para a execução do estudo optou-se pela metodologia qualitativa, mais precisamente o método Investigação - Acção, uma vez que a prática docente requer uma reflexão sobre a acção, permitindo, deste modo, efectuar as adequações que sejam necessárias à melhoria do método de ensino. A investigação dividiu-se em dois ciclos de investigação sendo que no final de cada um foi aplicado um questionário com vista a aferir as opiniões dos alunos sobre o método de ensino. Foram também registadas, numa grelha de observação diária, algumas informações pertinentes, relacionadas com as reacções observáveis dos alunos durante as aulas. As conclusões conseguidas demonstraram que os alunos não só conseguem aprender usando apenas os recursos digitais, isto é, sem utilizar papel, como também essa aprendizagem é realizada com êxito, uma vez que a disciplina em estudo obteve uma média das notas superior às outras disciplinas da turma, quando comparados os resultados dos alunos no 2º Período. Os alunos mostraram-se também mais motivados nas aulas e referiram que aprendem melhor com os recursos informáticos, dando especial importância aos vídeos de apoio.
Data do prémio | 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Reis Lagarto (Supervisor) |
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- Mestrado em Informática Educacional
Aprender sem papel: criação e implementação de uma disciplina digital
Freire, M. R. T. (Aluno). 2011
Tese do aluno