Numa sociedade onde a tecnologia digital, a multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas parecem evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo multimédia (QIM) poderia enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar de algumas escolas já possuírem equipamentos desta natureza, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parecem não atingir os níveis desejados. Com o objetivo de perceber se os professores privilegiam a utilização das TIC e do QIM, na sua relação pedagógica com os alunos, e se uma comunidade de prática (CoP) online seria um meio adequado para impulsionar essa postura profissional, fez-se um estudo, sob a forma de investigação-ação numa escola do Funchal. Este estudo traduziu-se pela implementação de uma CoP virtual durante seis meses, utilizando a plataforma Moodle, dinamizando essencialmente grupos de discussão e criando bases de dados, com o objetivo de promover participação e aprendizagens colaborativas entre os professores participantes. Como instrumentos de avaliação foram utilizados três questionários diferentes, aplicados em momentos distintos, e os registos de atividade na comunidade. Apesar da maioria dos professores preferir adiar o seu investimento formativo em QIM, para quando houver maior disponibilidade de equipamentos, ou manter um perfil pouco interventivo na CoP, registou-se uma opinião geral muito favorável quanto às potencialidades pedagógicas daquele equipamento e às CoP virtuais, como meio para promover o desenvolvimento profissional pela via colaborativa.
Data do prémio | 30 set. 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Reis Lagarto (Supervisor) |
---|
- Comunidade de prática online
- Formação dos professores para as TIC
- Aprendizagem colaborativa
- Quadro interativo multimédia
- Mestrado em Ciências da Educação
Aprender sobre quadros interativos numa comunidade de prática: investigação-ação numa escola do Funchal
Gomes, M. M. R. G. D. J. (Aluno). 30 set. 2011
Tese do aluno