Aprendizagem ao longo da vida
: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno

  • Vítor Manuel Venâncio Machado (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório foi elaborado para a disciplina de Prática de Ensino Supervisionado e Relatório (PESR) do Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Neste trabalho de investigação e de análise das práticas pedagógicas desenvolvidas, apresenta-se uma reflexão pessoal sobre a aprendizagem realizada, bem como as potencialidades e os constrangimentos inerentes à profissão docente. Este trabalho de introspeção tem como base pressupostos teóricos que assentam na problemática da aprendizagem ao longo da vida na Sociedade do Conhecimento e da Informação, as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC)/Informática como suporte para a aprendizagem no contexto de sala de aula, ou fora dele, bem como a transversalidade das competências adquiridas nesta área, e a valorização das aprendizagens não-formal e informal no contexto da formação/educação. Neste sentido, refletem-se as Metas de Aprendizagem TIC, uma referência numa perspetiva transversal da aprendizagem que ultrapassa as paredes da sala de aula, contribuindo para reforçar o conceito de aprendizagem ao longo da vida e uma oportunidade de concretizar a transformação das práticas, articulando e integrando as TIC no desenvolvimento das competências expressas nos programas e orientações curriculares atuais, preparando, integralmente, os alunos para a vida na sociedade da informação e comunicação e valorizando a interação e as diferenças de cada um em benefício da aprendizagem. Discute-se igualmente o papel do professor/mediador, que já não é somente o transmissor de conhecimento, mas que se pretende ativo nas suas decisões como gestor curricular e na sua reflexão e investigação sobre as práticas, sobre o meio envolvente da escola onde trabalha, sobre as reais necessidades dos seus alunos. Um professor que adapta o currículo, agindo sobre as normas impostas. Apresentamos também o estudo realizado para a componente científica prevista para o segundo ano do mestrado, tendo em vista a consolidação de competências de investigação teórica e metodológica no domínio das ciências da educação e da aprendizagem ao longo da vida. Investigámos e refletimos a utilização dos inquéritos online e a sua importância nas práticas pedagógicas, e como podem ser uma ferramenta simples, gratuita, ecológica, reutilizável, adaptável a diferentes situações, que, conforme pudemos verificar, alguns professores já utilizam ao nível pessoal e profissional mas que ainda não mobilizam as potencialidades deste recurso para as práticas letivas.
Data do prémio18 jun. 2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSónia Catarina da Silva Cruz (Supervisor)

Keywords

  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Prática pedagógica
  • TIC
  • Informática
  • Inquéritos online

Designação

  • Mestrado em Ensino da Informática

Citação

'