O presente trabalho corresponde a um relatório de uma pesquisa inserida no programa de Mestrado em Ciências de Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitulada «Aprendizagem escolar e Pedagogia Social – o papel do director de turma». Partindo da convicção de que o professor que exerce funções de director de turma desempenha uma missão «sociopedagógica» de enorme relevância, funcionando como mediador privilegiado entre a escola, a família e a comunidade, propusemo-nos saber em que medida essa missão é reconhecida e valorizada pelos actores directamente implicados. Para o efeito foi desenvolvido um trabalho de campo junto de um Agrupamento escolar e que permitiu recolher elementos de discussão que ajudam a evidenciar o papel do director de turma enquanto mediador sociopedagógico num quadro de articulação entre a pedagogia escolar e a pedagogia social.
Data do prémio | set. 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Isabel Baptista (Supervisor) |
---|
- Mestrado em Ciências da Educação
Aprendizagem escolar e pedagogia social: o papel do director de turma
Nunes, I. M. P. (Aluno). set. 2011
Tese do aluno