«Aquele que amas está doente»
: a unção dos enfermos como encontro com Cristo, com o Espírito Santo e com os Irmãos

• Humberto José Coelho (Aluno)

Na atualidade, a celebração do sacramento da Unção dos Enfermos e Pastoral da Saúde, continuam a ser vítimas de uma espécie de ostracismo. A memória da “extrema”unção continua bem viva nas nossas comunidades, e isso dificulta não só a prática pastoral, como a própria receção do sacramento. A experiência de um encontro com Cristo e com os irmãos, perante uma situação de fragilidade ou doença, pode favorecer não só o estreitar das relações comunitárias, como criar uma cultura da corresponsabilidade pelo outro que se oponha à cultura do descarte que se estende perigosamente às relações humanas. Este trabalho pretende ser uma tentativa de despontar a reflexão eclesial e espiritual, neste campo de ação da Igreja Católica.
Data do prémio20 mai 2022
SupervisorAntónio Canavarro (Supervisor)