A aquisição de comportamentos adaptativos e a autonomia na sua apresentação na vida quotidiana é uma das preocupações dos Pais e Educadores que acompanham diariamente crianças, jovens e adultos com perturbações do desenvolvimento. Enquanto estes comportamentos são adquiridos de modo quase informal pela generalidade das crianças e jovens, nestes casos requerem uma intervenção especializada sistemática e eventualmente intensiva. Este estudo consiste num estudo de caso, com elementos de plano de sujeito único, cujos objetivos são caracterizar os comportamentos da Terapeuta e da Criança ao longo de uma intervenção destinada a promover o comportamento de pentear-se, e avaliar o impacto final desta intervenção. Os participantes são uma Terapeuta Ocupacional, uma Adolescente com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo e sua Mãe. Foi utilizado um sistema de categorias para observação direta de comportamentos na interação terapêutica, incluindo comportamentos da Adolescente (pentear, recusar, etc.) e da Terapeuta (antecedentes, como fornecer instruções ou apoio físico; ou contingentes, como fornecer feedback ou observar), e um questionário de comportamentos de autonomia a que a Mãe respondeu antes e depois da intervenção, em contexto de entrevista. Todas as sessões da intervenção (catorze) foram gravadas em vídeo, de forma a poder-se depois codificar todos os comportamentos. Procedeu-se depois à análise da frequência tendência e variabilidade dos comportamentos ao longo da intervenção. Em geral, a Mãe avalia de forma positiva a intervenção, reportando que a adolescente se penteia muitas vezes de forma autónoma em casa. Os resultados são analisados e discutidos face à literatura existente, bem como as limitações do estudo, contributos para a prática em contextos educativos e sugestões para investigação futura.
Data do prémio | 10 jul. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria João Carapeto (Supervisor) |
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- Perturbação do Espectro do Autismo
- Comportamento adaptativo
- Habilidades de auto cuidado
- Estudo de caso
- Intervenção terapêutica
- Mestrado em Ciências da Educação
Aquisição de comportamentos adaptativos num caso de perturbação do Espectro do Autismo
Arouca, S. E. M. (Aluno). 10 jul. 2013
Tese do aluno