Are virtual influencers falling into the uncanny valley? An empirical study perspective

  • Gabriela Margiota Salvador (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Influenciadores virtuais (VIs) são avatares gerados por computador que muitas vezes podem ser indistinguíveis de um humano. Muitos deles são controlados por humanos, mas quando controlados por Inteligência Artificial (IA) possuem um enorme potencial devido ao seu baixo custo e capacidade de escala. Como os VI são uma tecnologia emergente, e importante explorar como os VIs controlados por IA versus controlados por humanos são percebidos pelos usuários e como sua aparência antropomórfica pode aumentar a preferência dos usuários em relação a entidade. Com base na pesquisa de interação humano-computador e na Teoria do “Uncanny Valley”, este estudo aplica uma perspetiva de relacionamento social ao design e aplicação de VIs no Instagram, executando um experimento online usando design fatorial 2x2. O estudo foi realizado em uma amostra internacional de 174 participantes. Os resultados mostram que, quanto a aparência antropomórfica, os VIs humanos são percebidos como mais favoráveis do que se parecem com desenhos animados, mas ao considerar se os VIs são controlados por IA, os usuários não apresentam diferença significativa em seus sentimentos interpessoais. As descobertas fornecem uma compreensão mais ampla das adoções de VIs, uma vez que o estudo representa uma das primeiras tentativas de fornecer insights de um experimento, incluindo a aparência de VIs (semelhante a humano versus semelhante a desenho) e agência (controlado por humanos versus controlado por IA).
Data do prémio11 jul. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Roberta De Cicco (Co-Orientador)

Keywords

  • Uncanny valley
  • Influenciadores virtual
  • Instagram
  • Inteligência artificial
  • Presença social
  • Confiabilidade
  • Atitude

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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