Arquitetura da marca e comunicação digital
: o contexto da empresa Samsys

  • Benedita Marques Brandão (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente Relatório reporta-se ao Estágio Curricular realizado na empresa Samsys, o qual incidiu, essencialmente, na organização, coordenação e gestão da comunicação do seu maior evento anual, o Dia do Conhecimento (DDC) Samsys 2022. A Samsys na última década foi ampliando e diversificando os seus serviços e produtos. Em paralelo, a empresa identificou que a perceção desta mudança não parece estar clara na mente dos consumidores e dos seus potenciais clientes. Considerou-se, por isso, que seria essa a necessidade da empresa e o foco do trabalho de investigação que eu iria realizar. Decorrente desta necessidade, foram estudados e aprofundados autores, teorias e conceitos da Arquitetura de Marca. Para conhecer e compreender mais aprofundadamente o caso concreto da Samsys foi realizada uma recolha de dados e evidências com recurso a observação participante, diário de campo, recolha de informação e análise documental, entrevista estruturada e um breve questionário. A partir desta informação foi elaborada uma proposta de Comunicação Digital, ajustada ao contexto e às características da empresa. A Arquitetura de Marca é um conceito e uma prática que ganhou atenção considerável nas últimas décadas dentro da área do Branding, reconhecimento que se deu face à crescente importância da gestão estratégica das marcas numa era de globalização, avanço tecnológico e aumento da concorrência (Keller, 2020). A Comunicação Digital assume um papel preponderante na forma como uma empresa dá a conhecer a sua estrutura organizacional e permite ao público percecionar adequadamente os serviços e produtos que esta lhes disponibiliza. Este trabalho foi guiado pela seguinte pergunta de partida: “Como articular Arquitetura de Marca e Comunicação Digital para facilitar a perceção da Marca Samsys junto do seu público?”. Defendeu-se o modelo de Keller (2020) e uma Arquitetura de Marca Endossada, considerando as características da empresa e os valores que privilegia. Nesse sentido, vale a pena o esforço investido no estudo destas questões uma vez que o tecido empresarial em Portugal é predominantemente composto por Pequenas e Médias Empresas (PME), as quais encontram na Comunicação Digital um forte aliado no sentido de chegar mais facilmente aos seus públicos e de serem competitivas. A atitude vigilante de qualquer empresa face à forma como comunica com o seu público e a predisposição para adequar procedimentos e estratégias de forma a melhorá-la é, em nossa opinião, um fator decisivo para se manter num rumo de sucesso.
Data do prémio21 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorTeresa Sofia Pereira Dias de Castro (Supervisor)

Keywords

  • Arquitetura de marca
  • Comunicação digital
  • Samsys
  • Dia do cliente Samsys (DDC)
  • Marca endossada
  • Pequenas e médias empresas (PME)

Designação

  • Mestrado em Comunicação Digital

Citação

'