Arte-terapia no séc. XXI
: um estudo exploratório sobre modelos de negócio em Portugal

• Laura Maria Afonso Luís (Aluno)

Esta dissertação surge no âmbito da dissertação de Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas da Universidade Católica no Porto. Insere-se no projeto ERASMUS+ HEALING: Developing a Multidisciplinary Diploma on Art Therapy in Health Education em curso no Centro de Criatividade Digital da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo o levantamento exploratório dos modelos de negócio de quem exerce atividades de arte terapia em Portugal. A revisão da literatura, através da pesquisa bibliográfica, permitiu identificar e caraterizar o conceito Arte Terapia, o enquadramento histórico, os pioneiros da Arte-Terapia, a evolução da profissão do Arte-Terapeuta a nível nacional e internacional, domínios de aplicação, e caraterizar a Arte-Terapia em Portugal. A segunda parte desta dissertação, é um estudo de investigação exploratório sobre o modelo de negócio do setor em Portugal, realizado através de um questionário on-line na plataforma Google Forms. A participação no estudo foi limitada o que condiciona a possibilidade de generalização dos resultados. O estudo apresenta indícios que a prática da Arte-Terapia em Portugal é realizada por Arte-Terapeutas em Associações, e por conta própria, através de Recibos Verdes/Prestação de Serviços, recorrendo a estes serviços adultos, crianças com dificuldades de aprendizagem ou problemas de neuro desenvolvimento e pessoas idosas. O volume de negócios é de reduzida dimensão (inferior a 5 mil euros ano), o principal canal de comunicação utilizado é o “Boca a Boca”, redes sociais e eventos on-line e presenciais. Como principais concorrentes dos Arte-Terapeutas destacaram-se os psicólogos, Arte Terapeutas Associados em Portugal e Life Coaches.
Data do prémio28 nov. 2022
SupervisorLuís Teixeira (Supervisor)

• Investigação sobre arte-terapia
  • Caraterização da arte-terapia