O presente estudo focaliza-se no estudo da articulação desenvolvida num Agrupamento Vertical de Escolas e visa compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a articulação curricular, pedagógica e organizacional. Optámos por um estudo de caso de carácter qualitativo e descritivo. A recolha de dados foi feita através de doze entrevistas e pesquisa documental. Foi nosso objectivo perceber como é que, no ensino básico, os professores perspetivam a articulação horizontal, procurando distinguir as formas de articulação horizontal existentes, bem como compreender como se desenvolve a articulação vertical no agrupamento, identificando cumulativamente práticas de transição entre níveis e ciclos de ensino, de modo a contribuir para o conhecimento das práticas de articulação no contexto escolar. Deparamo-nos com conceções diferentes e práticas diversas de articulação, entendendo os professores que a articulação é importante para garantir a sequencialidade do percurso escolar dos alunos e para rentabilizar o trabalho docente.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Machado (Supervisor) |
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- Ensino básico
- Sequencialidade
- Gradualidade
- Transição
- Articulação
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Articulação no ensino básico: estudo de caso
Leite, M. V. G. (Aluno). 2013
Tese do aluno