Articulação no ensino básico
: estudo de caso

  • Manuel Vítor Gonçalves Leite (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo focaliza-se no estudo da articulação desenvolvida num Agrupamento Vertical de Escolas e visa compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a articulação curricular, pedagógica e organizacional. Optámos por um estudo de caso de carácter qualitativo e descritivo. A recolha de dados foi feita através de doze entrevistas e pesquisa documental. Foi nosso objectivo perceber como é que, no ensino básico, os professores perspetivam a articulação horizontal, procurando distinguir as formas de articulação horizontal existentes, bem como compreender como se desenvolve a articulação vertical no agrupamento, identificando cumulativamente práticas de transição entre níveis e ciclos de ensino, de modo a contribuir para o conhecimento das práticas de articulação no contexto escolar. Deparamo-nos com conceções diferentes e práticas diversas de articulação, entendendo os professores que a articulação é importante para garantir a sequencialidade do percurso escolar dos alunos e para rentabilizar o trabalho docente.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Keywords

  • Ensino básico
  • Sequencialidade
  • Gradualidade
  • Transição
  • Articulação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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