Artificial intelligence or the others? The consequences of social influence on reliance on advice from artificial intelligence

Título traduzido da tese: A inteligência artificial ou os outros? As consequências da influência social na aceitação dos conselhos da inteligência artificial
  • Douglas José Escobar Magaña (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As organizações são constantemente confrontadas com decisões. O resultado das decisões pode ter um impacto tremendo no futuro das mesmas. Assim, as organizações estão continuamente a investir em diferentes ferramentas que as ajudem a melhorar a tomada de decisões. Neste sentido, as organizações têm vindo a investir no aconselhamento de peritos humanos mas, ultimamente, devido aos avanços tecnológicos, as organizações começaram a investir na inteligência artificial (IA; tomada de decisões homem-IA). Considerando que as decisões estratégicas são normalmente tomadas em grupo, esta tese tem como objetivo investigar o impacto da influência social na aceitação de conselhos (de humanos e de IA). Em particular, esta tese investiga como os humanos reagem aos conselhos de algoritmos de aprendizagem automática e aos conselhos de especialistas humanos numa decisão estratégica sobre a avaliação de uma IPO. Além disso, esta dissertação também estuda o impacto da maioria unânime em contextos de equipa e o impacto que tem na aceitação de conselhos. Os resultados sugerem a robustez dos enviesamentos cognitivos (por exemplo, ancoragem) que afectam o processo de tomada de decisão. Além disso, os resultados desta tese demonstram a presença de uma componente motivada (e.g., raciocínio motivado) que afecta a aceitação de conselhos em processos de tomada de decisões estratégicas. Além disso, os resultados revelam a importância da perceção da fiabilidade do conselheiro, seja ele uma ferramenta de IA ou um ser humano. No entanto, os resultados não revelam qualquer efeito significativo da manipulação da influência social na adoção de conselhos ou da fonte da influência.
Data do prémio20 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

Keywords

  • Inteligência artificial
  • Tomada de decisões estratégicas
  • Tomada de decisões homem-IA
  • Influência social
  • Aceitação de conselhos
  • WOA
  • Raciocínio motivado

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'