Com o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da globalização, as organizações em todo o mundo estão a confiar cada vez mais na IA para fornecer recomendações de produtos, incluindo na indústria da moda de luxo. No entanto, para substituir os humanos nesta área, os clientes devem confiar mais nos recomendadores de IA, idealmente tanto ou mais do que nos recomendadores humanos. As organizações também precisam de compreender se existem diferenças culturais que afetam a vontade dos consumidores de confiar nas recomendações da IA. Por conseguinte, foi efeituado um estudo experimental no âmbito desta investigação. O estudo examinou se as pessoas confiam mais nos conselhos da IA ou de um vendedor humano quando compram uma peça de vestuário de luxo. Os participantes no inquérito mostraram uma aversão aos algoritmos e confiaram mais nas recomendações humanas do que nas geradas por uma IA. Além disso, foi demonstrado que existe uma diferença de confiança entre culturas individualistas e coletivistas. Em particular, os indivíduos de culturas coletivistas mostraram menos confiança nas recomendações geradas por IA do que as pessoas de culturas individualistas. Estas conclusões fornecem implicações valiosas para as empresas que estejam a considerar a utilização de recomendações de produtos geradas por IA na indústria da moda de luxo e, de acordo com a literatura anterior, sugerem que os recomendadores humanos são mais valorizados. As organizações precisam de considerar as diferenças culturais quando implementam sistemas de recomendação baseados em IA e encorajar abordagens colaborativas e transparência para aumentar a confiança dos consumidores.
- Interação máquina-homem
- Confiança
- Dimensões culturais
- Aceitação de sistemas de recomendação
- Recomendações de moda de luxo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Artificial intelligence vs. human recommenders: the influence of culture on luxury fashion recommendation acceptance
Jozani, D. (Aluno). 22 jan. 2024
Tese do aluno