O presente relatório diz respeito a uma investigação sobre a importância que as artes visuais representam no ensino, particularmente no âmbito da motivação e autonomia do aluno. Este tema surge do diagnóstico de uma turma, na qual foram detetados alunos que demonstravam apatia relativamente à disciplina de educação visual, o que sugere um possível défice de motivação e autonomia. Foram, assim, implementadas práticas educativas, tal como indicadas em estudos científicos, que se julgam potenciar a autoestima, o autoconceito e a autonomia do aluno. No início e no final da intervenção foram aplicados dois questionários para avaliar da eficácia da ação, a um grupo de intervenção (turma 8.4) e um grupo de controlo (turma 8.8.) O espaço de tempo entre os dois questionários foi de noventa dias com treze dias de pausa letiva. A carga horária da disciplina consistiu em cem minutos de aula, concentrados uma vez por semana. Contudo o curto período de tempo da intervenção bem como o grande distanciamento entre aulas talvez tenha contribuído para que não se tenham registado alterações significativas nos índices de autoestima e autoconceito. Fica aberto o caminho para uma ação mais alargada no tempo e, porventura, a inclusão de mais disciplinas, para podermos aferir da validade destas práticas pedagógicas.
Data do prémio | 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Carlos Major (Supervisor) |
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- Arte
- Educação
- Motivação
- Autonomia
- Criatividade
- Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
As artes visuais como fator de motivação e autonomia
Ferreira, F. D. C. M. (Aluno). 2014
Tese do aluno