O presente estudo pretende compreender um pouco mais acerca da equação “educação”, nomeadamente ensino profissional, e “desenvolvimento”, focando o caso das escolas profissionais de Moçambique e dos seus contextos comunitários. Sabe-se que estes elementos se relacionam de alguma forma, mas não existe consenso quanto ao modo como este relacionamento se processa, quais as variáveis que o medeiam e em que moldes o influenciam. Diversas evidências apontam para que o investimento na educação constitua um meio privilegiado na promoção do desenvolvimento e, independentemente do modelo de desenvolvimento adotado, tem sido sempre atribuído um papel de destaque à educação. Assim se verificou nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio traçados até 2015 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Por outro lado, esta relação entre educação e desenvolvimento não se processa de forma linear e sabe-se que não existe uma correspondência de causa-efeito. Para melhor compreender o modo como se relaciona a formação nas escolas profissionais de Moçambique com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, fomos ao terreno conhecer dez escolas, respetivos contextos e 144 benificiários da formação, diretos e indiretos, nomeadamente graduados, familiares de graduados e elementos-chave da comunidade. Adotamos uma metodologia qualitativa, centrada na voz dos participantes, que utilizou como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o focus group, os questionários e a observação naturalista. No geral, encontramos que a grande maioria dos participantes considera que as escolas profissionais e a formação que ministram despoletaram mudanças nos jovens, nas suas famílias e na comunidade. Mudanças ao nível da empregabilidade, do alargamento do leque de oportunidades e de um novo alento e sentimento de esperança, bem como na promoção da capacidade de agência, das capabilidades e do empoderamento da população, contribuindo para o desenvolvimento sociocomunitário. Em alguns aspetos as mudanças provocadas ficaram aquém das expectativas dos participantes.
Data do prémio | 24 jul. 2018 |
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Idioma original | Portuguese |
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Supervisor | Joaquim Azevedo (Supervisor) |
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- Educação
- Desenvolvimento
- Ensino profissional
- Moçambique
- Capabilidades
- Empoderamento
- Doutoramento em Ciências da Educação
As escolas profissionais de Moçambique e o desenvolvimento sociocomunitário
Martins, A. S. D. C. B. O. (Author). 24 jul. 2018
Tese do aluno