As escolas profissionais de Moçambique e o desenvolvimento sociocomunitário

  • Ana Sofia de Carvalho Barros Oliveira Martins

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo pretende compreender um pouco mais acerca da equação “educação”, nomeadamente ensino profissional, e “desenvolvimento”, focando o caso das escolas profissionais de Moçambique e dos seus contextos comunitários. Sabe-se que estes elementos se relacionam de alguma forma, mas não existe consenso quanto ao modo como este relacionamento se processa, quais as variáveis que o medeiam e em que moldes o influenciam. Diversas evidências apontam para que o investimento na educação constitua um meio privilegiado na promoção do desenvolvimento e, independentemente do modelo de desenvolvimento adotado, tem sido sempre atribuído um papel de destaque à educação. Assim se verificou nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio traçados até 2015 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Por outro lado, esta relação entre educação e desenvolvimento não se processa de forma linear e sabe-se que não existe uma correspondência de causa-efeito. Para melhor compreender o modo como se relaciona a formação nas escolas profissionais de Moçambique com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, fomos ao terreno conhecer dez escolas, respetivos contextos e 144 benificiários da formação, diretos e indiretos, nomeadamente graduados, familiares de graduados e elementos-chave da comunidade. Adotamos uma metodologia qualitativa, centrada na voz dos participantes, que utilizou como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o focus group, os questionários e a observação naturalista. No geral, encontramos que a grande maioria dos participantes considera que as escolas profissionais e a formação que ministram despoletaram mudanças nos jovens, nas suas famílias e na comunidade. Mudanças ao nível da empregabilidade, do alargamento do leque de oportunidades e de um novo alento e sentimento de esperança, bem como na promoção da capacidade de agência, das capabilidades e do empoderamento da população, contribuindo para o desenvolvimento sociocomunitário. Em alguns aspetos as mudanças provocadas ficaram aquém das expectativas dos participantes.
Data do prémio24 jul. 2018
Idioma originalPortuguese
SupervisorJoaquim Azevedo (Supervisor)

Keywords

  • Educação
  • Desenvolvimento
  • Ensino profissional
  • Moçambique
  • Capabilidades
  • Empoderamento

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

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