As funções da responsabilidade social no marketing social de hoje
: o caso de estudo McDonald's Portugal

  • Débora Alexandra Rodrigues do Marco (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

No âmbito deste trabalho propomo-nos elaborar um estudo sobre o conceito da Responsabilidade Social Empresarial em Portugal, compreender a sua relação com o Marketing Social e ilustrar algumas das vantagens inerentes à adopção de um comportamento empresarial socialmente responsável, que contribui por sua vez para o entendimento, comunicação, divulgação e crescimento desta estratégia empresarial em Portugal. A União Europeia desempenha um papel fundamental para o crescimento do conceito na Europa e exerce grande influência na sua aceitabilidade. Procuraremos expor, através do recurso a exemplos, que a estratégia de RSE, sendo acolhida voluntariamente e recebendo o apoio de todos stakeholders poderá gerar um conjunto de vantagens competitivas e económicas para a empresa a longo prazo: reforço da imagem, reputação, distinção da concorrência (devido à criação do produto social com valor) e confiança do consumidor são algumas das vantagens identificadas e peças fundamentais para o sucesso de uma marca no mercado actual. Propusemo-nos analisar o caso de estudo da empresa McDonald’s Portugal, exemplo da forma como uma mudança de estratégia e um comportamento socialmente responsável podem influenciar a percepção do consumidor sobre determinada marca e contribuir simultaneamente para o sucesso da marca e um desenvolvimento sustentável.
Data do prémioset. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter Hanenberg (Supervisor)

Keywords

  • Responsabilidade social empresarial
  • Marketing social
  • Produto social
  • Estratégia
  • Imagem
  • Mudança
  • McDonald’s Portugal

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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