As múltiplas funções do docente

  • Sofia Maria Azevedo Rodrigues Machado (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este relatório consiste numa análise reflexiva do meu percurso profissional como docente do ensino básico e secundário. A minha reflexão é sustentada por referenciais teóricos que me permitiram enquadrar os diferentes níveis e contextos de atuação em que me envolvi no âmbito das várias funções que tenho vindo a desempenhar na escola Didáxis – Cooperativa de Ensino. Ser professora de Português e de Francês tem sido a minha principal função, mas não a posso descontextualizar de todas as outras que tenho exercido e que, pelas dinâmicas que lhes estão inerentes, muito contribuíram para a formação da minha identidade profissional: diretora de turma, coordenadora de departamento curricular e coordenadora de orientação educativa. Na minha atuação enquanto diretora de turma destaco a posição privilegiada que ocupo no estabelecimento de pontes nevrálgicas entre a escola e a família e entre o Conselho de Turma e a Direção Pedagógica. As funções que tenho desempenhado ao nível dos órgãos de gestão intermédia têm-me permitido trabalhar com o objetivo de promover um ensino cuja organização curricular atenda às múltiplas realidades e motivações dos alunos. A reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas, alicerçada em ações cíclicas de formação contínua, deve desencadear posturas explícitas da responsabilidade de se ser docente como forma de percecionar e gerir as permanentes oportunidades de aperfeiçoamento de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Educação
  • Reflexão
  • Funções
  • Gestão
  • Currículo
  • Diversidade
  • Igualdade
  • Formação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'