As mulheres perante a televisão para mulheres
: recepção e apropriação dos conteúdos da SIC Mulher

  • Daniela Patrícia Martins dos Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os estudos sobre os media e, em especial sobre as as audiências, têm demonstrado uma preocupação particular em analisar, aprofundar e enriquecer a importância do receptor na definição e construção dos significados difundidos nos meios de comunicação de massa, surgindo os conteúdos televisivos como produtos representativos da cultura mediatizada. As mulheres são uma audiência singular e específica na televisão, patenteando-se o género como uma variável decisiva quando se estuda a recepção e a apropriação de conteúdos. Nesta investigação, procura-se entender a forma como as mulheres se identificam com os conteúdos observados e, acima de tudo, se apropriam das imagens e narrativas veiculadas pelos media. Pretende-se, por outras palavras, compreender o modo através do qual o envolvimento entre a espectadora e aquilo que observa – domínio da apropriação – se reconstrói, se recria e se reflete no seu quotidiano. Com esta investigação, centrada no canal temático SIC Mulher, pretende-se, portanto, contribuir para uma abordagem enriquecedora e teorizada do género – leia-se uma forma de compreender, relacionar e aprofundar –, enquanto factor determinante que permite entender como as narrativas de conteúdos destinados primordialmente a mulheres são recepcionadas, interpretadas e apropriadas.
Data do prémio20 abr. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorEduardo Cintra Torres (Supervisor)

Keywords

  • Apropriação
  • Género
  • Media
  • Recepção
  • Representação
  • SIC Mulher
  • Televisão temática

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'