Os estudos sobre os media e, em especial sobre as as audiências, têm demonstrado uma preocupação particular em analisar, aprofundar e enriquecer a importância do receptor na definição e construção dos significados difundidos nos meios de comunicação de massa, surgindo os conteúdos televisivos como produtos representativos da cultura mediatizada. As mulheres são uma audiência singular e específica na televisão, patenteando-se o género como uma variável decisiva quando se estuda a recepção e a apropriação de conteúdos. Nesta investigação, procura-se entender a forma como as mulheres se identificam com os conteúdos observados e, acima de tudo, se apropriam das imagens e narrativas veiculadas pelos media. Pretende-se, por outras palavras, compreender o modo através do qual o envolvimento entre a espectadora e aquilo que observa – domínio da apropriação – se reconstrói, se recria e se reflete no seu quotidiano. Com esta investigação, centrada no canal temático SIC Mulher, pretende-se, portanto, contribuir para uma abordagem enriquecedora e teorizada do género – leia-se uma forma de compreender, relacionar e aprofundar –, enquanto factor determinante que permite entender como as narrativas de conteúdos destinados primordialmente a mulheres são recepcionadas, interpretadas e apropriadas.
Data do prémio | 20 abr. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Eduardo Cintra Torres (Supervisor) |
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- Apropriação
- Género
- Media
- Recepção
- Representação
- SIC Mulher
- Televisão temática
- Mestrado em Ciências da Comunicação
As mulheres perante a televisão para mulheres : recepção e apropriação dos conteúdos da SIC Mulher
Santos, D. P. M. D. (Aluno). 20 abr. 2015
Tese do aluno