As políticas familiares da gestão de recursos humanos em resposta às alterações dos comportamentos masculinos
: uma meta-análise qualitativa

• Mariana Rocha Julião (Aluno)

O comportamento masculino tem sofrido alterações ao longo das últimas décadas. Os homens estão a mostrar um interesse crescente em abraçar o seu lado paternal e, por isso, procuram também organizações com políticas que permitam satisfazer esse desejo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender em que medida é que as políticas familiares da Gestão de Recursos Humanos respondem às alterações do comportamento masculino. A grande quantidade de estudos sobre o tema revelou a necessidade de utilizar a meta-análise qualitativa para identificação, interpretação e análise de investigação realizadas entre 2017 e 2023. Deste modo, a meta-análise qualitativa permitiu recolher uma amostra de 30 artigos, tendo em conta o protocolo e cujo conteúdo foi explorado através do método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que, de facto, os comportamentos masculinos estão a afastar-se da visão patriarcal. Sem receio de se associarem às novas masculinidades, os homens procuram mostrar o seu lado mais vulnerável e sensível. Nesse sentido, fazem questão que as organizações valorizem o seu interesse na parentalidade e, por isso, procuram políticas que permitam conciliar o trabalho com a família. A literatura conclui que essas políticas passam pelo incentivo ao uso das licenças parentais, a possibilidade da flexibilização do horário ou local do trabalho e no auxílio económico na compra de bens ou serviços infantis. Por fim, a literatura evidencia ainda a importância da cultura organizacional e do papel primordial que as chefias comportam na aplicação das políticas familiares.
Data do prémio18 dez. 2023
SupervisorEva Dias de Oliveira (Supervisor) & Maria Isabel G. G. Castro Guimarães (Co-Orientador)

• Comportamento masculino
  • Licença parental