Esta investigação explora a influência dos media na Igreja Católica e nas suas figuras mais significativas, os papas, e as transformações que advêm dos tensos e complexos processos de intercessão entre a lógica dos media e a lógica da instituição religiosa. Para compreender este fenómeno da mediatização da Igreja, construímos um percurso analítico baseado num quadro teórico multidisciplinar. Assenta nas Ciências da Comunicação, sobretudo no emergente construto teórico da mediatização, mas inclui contributos de outras áreas científicas, em especial das Ciências da Religião. A materialidade do corpus de pesquisa está conformada por múltiplos documentos – textuais, audiovisuais e visuais – e inclui os materiais que foram produzidos pelos papas e a instituição e os que obtivemos das entrevistas semiestruturadas realizadas aos responsáveis do Centro Televisivo do Vaticano, o principal produtor de sentido mediado da Santa Sé. Os procedimentos analíticos desenvolvidos incluem a análise documental, análise de conteúdo e análise visual-semiótica. Os resultados indicam que a Igreja adapta a lógica dos media na sua acção religiosa e se envolve em estratégias de automediatização. Esses processos de mediatização possibilitam à instituição informar, (re)construir representações simbólicas da Igreja/papa, gerir a visibilidade na esfera pública e criar novas formas sociotecnológicas de interacção entre os papas/Igreja e os fiéis/sociedade. No entanto, não consideramos que a Igreja Católica esteja a perder a sua identidade, a substituir a sua lógica interna pela dos media ou que tal traduza um processo de transferência de funções de uma instituição (Igreja Católica) para outra (os media). Os resultados desta investigação doutoral interrogam, nesse sentido, as teses da mediatização ao sugerir um entendimento mais dinâmico, complexo e bidireccional entre a Igreja Católica e os media. Inferimos que a incorporação da lógica dos media na actividade religiosa da Igreja Católica não significa a submissão ou colonização da lógica original da bimilenária instituição religiosa aos critérios e racionalidades dos media. A mediatização do catolicismo/papas pode coexistir com a catolização dos media e ambos os processos podem co-evoluir em paralelo.
Data do prémio | 22 jan. 2019 |
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Idioma original | Portuguese |
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Supervisor | Rita Figueiras (Supervisor) |
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- Mediatização
- Mediatização da religião
- Automediatização
- Lógica dos media
- Igreja Católica
- CTV
- Papa Francisco
- Doutoramento em Ciências da Comunicação
As (re)configurações comunicativas do papado na era da (auto)mediatização
Frutuoso, B. D. (Author). 22 jan. 2019
Tese do aluno