As tecnologias como recursos educativos, num contexto de práticas de ensino supervisionadas

  • Sérgio do Couto Vendas (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório de aprendizagem profissional realizado em contexto de estágio, procura apresentar as experiências científicas e pedagógicas, no âmbito da profissionalização no Mestrado em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa, Núcleo de Braga. Este compreende uma reflexão da prática de ensino supervisionada, realizado na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, incidindo sobre todas as atividades letivas e não letivas neste âmbito. Contempla igualmente uma componente de investigação científica sobre “As Tecnologias como Recursos Educativos”, realizada na Escola, local de Estágio, com o fim de verificar se os professores tiram partido das tecnologias em sala de aula e quais as vantagens que lhes reconhecem. Entendemos que a integração das TIC no processo de ensino aprendizagem promove novas formas de aprender, ensinar, interagir e de pensar. Neste contexto, o estudo pretende analisar de que forma na realidade o professor utiliza a tecnologia, que se encontra ao seu dispor, em sala de aula, bem como a importância que esta assume no processo de ensino aprendizagem. Todas as atividades e ações desenvolvidas visaram proporcionar experiências de formação e profissionalização docente.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Maria Castro Fortes Cardoso (Supervisor)

Keywords

  • Práticas de ensino supervisionadas
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Processos de ensino e de aprendizagem
  • Sociedade de informação
  • Competências profissionais docentes

Designação

  • Mestrado em Ensino de Informática

Citação

'