Com este projeto pretendemos investigar de que modo as TIC contribuem para a criação de histórias com crianças do pré-escolar e como é que o uso das TIC, na escola, promove a inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos. Além disso, queremos descobrir como é que as crianças reagem ao ver histórias digitais no computador, se são capazes de inventar histórias digitais com ajuda das TIC, que competências as TIC podem ajudar a promover nas crianças e qual o papel das TIC no estreitamento da relação escola-família. Realizámos um questionário às crianças (através de uma conversa informal) e descobrimos que a maioria possui computador e internet. As crianças acedem à internet em casa e utilizam o computador, maioritariamente, para jogar. Quando iniciamos as atividades explicámos às crianças que iríamos trabalhar no computador e criar histórias (com base nas diferentes técnicas de inventar histórias de Rodari e através dos programas Go!Animate, Windows Live Movie Maker e Animoto). Durante as atividades, as crianças mostraram alguma dificuldade inicial em participar, que foi superada ao longo da criação das histórias. As crianças foram capazes de selecionar cenários e personagens, de dialogar e de resolver pequenos conflitos. Puseram muita criatividade nas suas atividades como, também, colocaram dúvidas e fizeram descobertas sobre os vários programas. Ao longo da criação das histórias as crianças disseram que estavam a gostar das atividades, que gostaram das histórias que criaram e que queriam mostrá-las aos pais e amigos. Após a realização de todas as atividades com as crianças realizámos um questionário aos encarregados de educação envolvidos neste estudo e verificámos que a maioria considera o envolvimento das crianças com as TIC importante, que a maioria das crianças conversa com os pais sobre as histórias digitais, explica como a história foi feita e pede para ir ao blogue das histórias das Ovelhinhas. A maioria dos pais gosta de ver as criações dos filhos e considera o blogue uma boa fonte de divulgação do trabalho das crianças, pois permite a inclusão dos pais na aprendizagem dos seus filhos.
Data do prémio | 5 mar. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Reis Lagarto (Supervisor) |
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- Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
- Pré-escolar
- Histórias digitais
- Pais
- Mestrado em Ciências da Educação
As TIC na educação pré-escolar: contributos na criação de histórias digitais
Jasmins, F. L. F. (Aluno). 5 mar. 2015
Tese do aluno