Assessing digital financial literacy and its’ underlying socio-demographic indicators

• Vasco Picão Minas (Aluno)

O objetivo desta tese é desenvolver um modelo/questionário capaz de avaliar os níveis de literacia financeira digital da população portuguesa. Este tema foi sugerido por uma startup, denominada “Doutor Finanças”, que visa perceber o estado da população portuguesa nesta matéria. A Doutor finanças tem em vista auxiliar os seus clientes nas suas preocupações financeiras de forma a otimizar a sua “saúde” financeira. Por esse motivo, esta tese concentra-se em testar o modelo/questionário e comparar os resultados obtidos com os indicadores demográficos dos participantes para entender o seu impacto nos níveis de literacia financeira digital.Por um lado, a metodologia utilizada para desenvolver o modelo de literacia financeira digital consiste em combinar modelos existentes que estudam indicadores de literacia digital e literacia financeira, separadamente, num modelo que contenha uma ponderação entre os indicadores destas duas componentes. Por outro lado, para testar o modelo desenvolvido, foi criado um questionário respeitando os indicadores do modelo. Este questionário avalia o nível de literacia financeira digital dos participantes numa escala de 0 a 100 pontos e, também, reúne informações sobre os indicadores demográficos que são interessantes para o propósito desta análise. Considerando a análise de dados, a comparação entre as pontuações dos participantes e os seus indicadores demográficos indica que o género, a área de residência, área de estudo e o nível de escolaridade são os indicadores que têm maior impacto nos níveis de literacia financeira digital.
Data do prémio26 jan 2021
SupervisorJoão Cotter Salvado (Supervisor)

• Literacia digital
  • Literacia financeira