Atuação dos auditores nas entidades públicas
: o estudo de caso nos municípios

• Daniela Rodrigues Martins Amorim Aguiar (Aluno)

A finalidade de uma auditoria é aumentar o grau de confiança dos destinatários das demonstrações financeiras (ISA 200). No caso das entidades públicas os destinatários das demonstrações financeiras são todas as pessoas e por isso, é cada vez mais importante reforçar a prática regular da auditoria pública. Ao longo dos anos tem vindo a aumentar a preocupação com a qualidade de informação por parte das entidades públicas. Dado que a auditoria contribui para o aumento da qualidade da informação, é expectável que o utilizador das demonstrações financeira atribua maior valor informativo e deposite mais confiança em contas auditadas relativamente às não auditadas. Este estudo foca a sua investigação no caso dos municípios portugueses e pretendeu dar resposta à seguinte questão: Quais as diferenças da auditoria nas empresas do sector privado para a auditoria nas empresas do sector público? Para tal recorreu-se a um estudo de caso, o Município do Funchal. Foram analisadas quais as exigências acrescidas da auditoria a entidades públicas e os principais riscos envolvidos, a forma como os auditores em Portugal atuam em entidades públicas, a diferença no planeamento de atividades entre empresas privadas e entidades públicas, o impacto que as recentes leis n-º 73/2013 e 75/2013 aplicáveis às autarquias locais apresentam com efeitos a partir de 2014 e as principais reservas apresentadas pelos auditores na Certificação Legal das Contas dos municípios portugueses. Este trabalho assenta na investigação interpretativa e na utilização de um estudo de caso. Os principais resultados que retiramos deste estudo são que existem diferenças entre auditorias no sector privado e auditorias no sector público e que a implementação das lei n.º 73/2013 e n.º 75/2013 veio trazer alterações.
Data do prémio2014
SupervisorMaria Luisa Anacoreta Correia (Supervisor)

• Auditoria
  • Sector público