O relatório que a seguir se apresenta organiza-se em torno do tema da supervisão e avaliação de desempenho docente, desenvolvido a partir de duas óticas de análise diferente: enquanto supervisionada e enquanto participante no processo de avaliação de desempenho no Ensino Particular e Cooperativo (EPC). Para o efeito, analisamos alguns momentos do nosso percurso profissional, desde 1997 até ao corrente ano letivo. Destaca-se a experiência de estágio na Escola Secundária de Jaime Cortesão, em Coimbra, no ano letivo1997/1998, e o envolvimento ativo na avaliação de desempenho docente no ano letivo transato (2011/2012), por serem ambos marcos relevantes de evolução profissional. Queremos entender a supervisão na realidade complexa onde ela ocorre: a Escola enquanto Organização, pública ou privada, confessional ou não. Foca-se a identidade do professor e enumeram-se alguns desafios que o mesmo enfrenta na atualidade, nomeadamente as rápidas mudanças na sociedade e as múltiplas funções atribuídas aos docentes e à escola. Por fim, é nosso objetivo descrever de forma breve algumas ideias força sobre a avaliação de desempenho, especialmente focalizado para o EPC, regulamentada pelo Contrato Coletivo de Trabalho em vigor e uma aplicação específica na escola onde fomos corresponsáveis, no ano transato, pelo modelo de avaliação. Este Relatório permitiu-nos uma análise reflexiva acerca da nossa própria experiência e reforçou a nossa convicção de que a avaliação faz parte de um processo de aprendizagem ao longo da vida e facilita o desenvolvimento profissional.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Ribeiro (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Avaliação: uma tarefa ao longo da vida
Leão, G. M. L. (Aluno). 2013
Tese do aluno