A prematuridade tem captado a atenção de vários investigadores, sobretudo pela sua prevalência nos últimos anos assim e pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, visível essencialmente nas dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, a prematuridade pode ser definida como um fator de risco para o desenvolvimento e para aprendizagem, consequentemente um risco para a transição e adaptação escolar. Tendo por referência as idiossincrasias da prematuridade, a presente investigação apresenta como principais objetivos: avaliar a adaptação escolar de um grupo crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, relacionando estes resultados com os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento), desenvolvimental (resultados do perfil de desenvolvimento da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruh Griffiths aos 5 anos) e familiar (nível de escolaridade e profissão dos pais) das crianças. Com uma amostra constituída por 12 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano letivo 2012/2013, a recolha de dados foi realizada junto dos seus professores de 1º ciclo de ensino básico e para a concretização da mesma foram utilizados dois instrumentos: a Ficha Clinica e Sociodemográfica da Criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola (QAAE), validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Dos principais resultados encontrados, as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados no que concerne a dimensões como o comportamento e integração social e valores médios mais baixos nos requisitos básicos e motricidade fina. Pode-se constatar que a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths apresenta um valor prognóstico relativamente às competências linguísticas. Não foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os resultados do QAAE e os dados da história clinica (idade gestacional, peso à nascença e tempo de internamento) e os dados sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). Em conclusão, são discutidas as implicações e limitações da presente investigação e realizadas sugestões para futuras investigações.
Data do prémio | 8 jul. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) |
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- Prematuridade
- Adaptação escolar
- Fatores de risco biológico
- Fatores de risco ambiental
Avaliação da adaptação escolar de um grupo de crianças nascidas prematuramente
Valente da Silva, A. I. (Aluno). 8 jul. 2013
Tese do aluno