Avaliação das competências para a aprendizagem académica numa criança com Trissomia 21
: um estudo de caso

  • Maria da Conceição Marques da Silva Ribeiro Gonçalves (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Em termos gerais, tomando a revisão da literatura, podemos referir que as crianças com trissomia 21 apresentam limitações significativas no que respeita ao desempenho em atividades do quotidiano por incapacidades, principalmente, ao nível cognitivo que, consequentemente, se repercutem na sua capacidade para aprender diferentes atividades e tarefas. Mas, por outro lado, estas crianças como qualquer outra criança também apresentam um potencial de aprendizagem. A plasticidade do sistema nervoso central permite a possibilidade, através de uma adequada intervenção, da obtenção de um bom desenvolvimento biopsicossocial também nestes sujeitos. Porém, é necessário oferecer à criança e jovem oportunidades para o desenvolvimento das suas potencialidades cognitivas e sociais específicas até ao mais alto grau. Uma das primeiras fases desse processo é a correta avaliação da funcionalidade e incapacidade da criança e jovem para depois se poder planificar corretamente uma intervenção. Ou seja, uma correta avaliação da funcionalidade e incapacidade do sujeito vai permitir o estabelecimento, a jusante, de um plano de intervenção mais ajustado às suas necessidades efetivas. O nosso estudo exploratório assenta no paradigma qualitativo ou estudo de caso, visando, portanto, a compreensão e descrição do fenómeno globalmente considerado (Almeida & Freire, 2007), recorreu-se para tal à observação direta e à realização de entrevistas com a participante. O nosso propósito foi organizar uma grelha e um conjunto de atividades para avaliar e caracterizar o perfil de funcionalidade e incapacidade de desempenho académico de uma criança de 9 anos com trissomia 21. Através dos dados recolhidos e analisados, afirmámos então as suas potencialidades aprendentes, e a emergente necessidade de se planear uma intervenção baseada no perfil de funcionalidade e incapacidade, conforme aliás refere a legislação portuguesa através do decreto-lei 3/2008, de 7 de Janeiro, para se adotarem medidas educativas específicas ajustadas ao perfil da criança com necessidades educativas especiais. Procuramos com esta investigação contribuir para o questionamento e discussão de aspetos teóricos e práticos relacionados com a avaliação e compreensão das dificuldades e potencialidades de aprendizagem em crianças com trissomia 21.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLúcia do Rosário Cerqueira de Miranda (Supervisor)

Keywords

  • Avaliação
  • Dificuldades e potencialidades
  • Trissomia 21

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Citação

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