Avaliação de desempenho docente
: necessidade ou imperativo legal?

• Ana Paula Alves Matos (Aluno)

Perante a acelerada transformação da sociedade, as organizações escolares encontram-se num processo de adaptação permanente, no qual lhes é requerida maior eficácia e eficiência da ação, no sentido de responderem às necessidades e expetativas dos seus stakeholders, cada vez mais exigentes. Por conseguinte, recorrem à avaliação, nomeadamente dos professores, como ferramenta indispensável para a concretização da qualidade dos seus processos e procedimentos, com vista à melhoria contínua, que culminará na excelência. Neste seguimento, a avaliação ao desencadear um processo de reflexão crítica/ reflexiva, surge como estratégia imperativa de ação para a melhoria do desempenho e eficácia do professor e, consequentemente da organização escola. Todavia, a sua implementação tem gerado grande tensão entre determinados intervenientes, que colocam em causa a essência, a credibilidade, bem como a eficácia do processo. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, e recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretendeu-se analisar e comparar as diferentes perceções sobre os processos de avaliação de desempenho docente, em organizações escolares públicas e privadas, situadas na região de Entre Douro e Vouga. Após a análise dos dados, procurou-se identificar as eventuais causas explicativas da divergência de posição de cada interveniente face ao processo de avaliação de desempenho, bem como enumerar possíveis áreas de intervenção passíveis de alterar essa realidade. Em suma, decorrente da investigação realizada, constatou-se que os intervenientes reconhecem a importância e a necessidade, que transcende a exigência legal, da avaliação de desempenho docente. Contudo, a cultura organizacional inerente à organização pública, desencadeia um processo de rejeição da avaliação sumativa por parte dos professores, por esta vincular uma imagem distorcida destes e da própria organização escola. Assim, pelo papel preponderante que estes desempenham na sociedade, é urgente desencadear a mudança!
Data do prémio23 jul. 2014
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor) & Vitor Alaiz (Supervisor)

• Qualidade
  • Excelência