Este documento constitui o Trabalho Final de Mestrado do Mestrado em Finanças e é o resultado do trabalho realizado ao longo do estágio em ambiente organizacional. O estudo centra-se sobre as melhores práticas de avaliação e sobre os principais modelos que, no atual estado de arte, podem ser utilizados durante o processo de avaliação. A avaliação é um exercício condicionado a um conjunto de expetativas do avaliar, necessariamente subjetiva, mas é uma ferramenta essencial para a tomada de decisão sensatas. Nos últimos anos tem havido uma tendência clara em direção a métodos mais formais, explícitos e institucionalizados. A Triple A – Capital & Finance assente o seu processo de avaliação em dois grandes métodos - discounted cash flow e múltiplos. A revisão da literatura permite compreenderas razões dessa escolha mas também prova que os modelos baseados em opções, em alguns contextos, apresentam resultados superiores aos modelos utilizados. Seguindo as metodologias da Triple A – Capital & Finance alcançamos uma valorização para a empresa em questão. Não havendo um “valor exato” quando se avalia uma determinada sociedade, podemos estimar o “valor da empresa”. Para além da avaliação da empresa, o objetivo deste relatório era, não só referir as vantagens da utilização de opções, mas também comprova-lo através da sua aplicação. Isso é, de fato, uma das limitações do trabalho que não foi possível devido a informação que me foi disponibilizada. Num futuro próximo, considero importante aprofundar a questão e desenvolver um modelo de avaliação para a Triple A – Capital & Finance, que tenho em conta questão relacionadas com incerteza e flexibilidade. Um dos métodos que apresentou melhores características nesse contexto, devido a sua simplicidade, é o método da árvore de decisão.
Data do prémio | 28 jul. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luis Pacheco (Supervisor) |
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- Avaliação
- Discounted cash flow
- Múltiplos e opções
Avaliação de empresas: estudo de caso
d'Orey, F. T. D. S. A. (Aluno). 28 jul. 2014
Tese do aluno