Actualmente verifica-se uma elevada incidência de doenças do sistema respiratório nas populações ocidentais que podem comprometer a via aérea nasal, conduzindo a alterações no desenvolvimento da face e do crânio. A análise cefalométrica resumida de Ricketts constitui um meio auxiliar de diagnóstico extremamente útil no estudo de um paciente, tanto na fase de diagnóstico como na realização do plano de tratamento e acompanhamento da evolução de cada caso. Através desta análise pode determinar-se o biotipo facial que ajuda a caracterizar um indivíduo. Particularmente quando se estudam crianças, este parâmetro permite avaliar a tendência de crescimento das estruturas craniofaciais. Este trabalho teve como objectivo a realização de um estudo piloto com o intuito de diagnosticar o biotipo facial de 50 crianças com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos e verificar a existência de distúrbios no sistema respiratório responsáveis pelo estabelecimento da respiração mista ou oral, em vez da respiração nasal. Adicionalmente procurou-se diagnosticar a etiologia da obstrução respiratória. Para a concretização deste trabalho realizou-se a história clínica completa de cada indivíduo da amostra, foi aplicado um questionário referente ao parâmetro da respiração, realizou-se a análise cefalométrica resumida de Ricketts para determinação do biotipo facial e, por fim, foi feito um diagnóstico otorrinolaringológico dos pacientes com respiração mista. Foi possível verificar: a existência de uma elevada prevalência de patologias do sistema respiratório na população estudada e a associação entre a respiração mista e o desenvolvimento do biotipo dolicofacial, sendo este resultado estatisticamente significativo.
Data do prémio | 10 out. 2011 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Armandino Alves (Supervisor) & Cláudia Pinto (Co-Orientador) |
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- Alergias
- Biotipo facial
- Respiração oral
- Mestrado em Medicina Dentária
Avaliação do biotipo facial em pacientes com respiração oral ou mista
Andrade, J. V. E. G. D. (Aluno). 10 out. 2011
Tese do aluno