Introdução: Dada a importância da Dieta Isenta de Glúten e do seu escrupuloso cumprimento, no alívio dos sintomas da doença e ainda na melhoria da qualidade de vida dos pacientes celíacos, os familiares da criança celíaca possuem uma preocupação elevada com os momentos da refeição na escola, tornando-se, desta forma, fulcral avaliar se estarão os intervenientes envolvidos no serviço de refeições aptos para a elaboração e fornecimento de uma refeição segura para um celíaco. Objetivos: Avaliar os conhecimentos dos colaboradores a exercer funções nas cantinas escolares do Município de Santa Maria da Feira e ainda avaliar a aplicação desses conhecimentos diariamente, de forma a fornecerem refeições isentas de glúten seguras. Metodologia: Este trabalho englobou três componentes: 1) avaliar os conhecimentos acerca da doença celíaca (DC) num grupo de colaboradores das cantinas escolares públicas do Município de Santa Maria da Feira, 2) medir o impacto de uma formação no aumento dos conhecimentos dos mesmos colaboradores e 3) verificar “in loco” os procedimentos tidos nas cantinas, no sentido de fornecerem verdadeiramente refeições sem glúten. Na análise dos dados foi realizada uma análise descritiva, através de frequências absolutas e relativas, bem como uma análise inferencial, utilizando o teste de qui-quadrado ou teste exato de Fisher, como apropriado. Em todos os testes de hipóteses foi considerado um nível de significância igual a 5%. Resultados: Observaram-se diferenças estatisticamente significativas nos questionários preenchidos antes e após a formação, nas questões referentes à caracterização da doença (p=0,002), aos alimentos permitidos (p=0,035), ao órgão envolvido na DC (p <0,001) e ainda aos cereais que contêm glúten (p<0,001). Foi, também, constatado um aumento significativo dos conhecimentos no que toca à receção e verificação das embalagens (p=0,013), ao armazenamento dos produtos com e sem glúten (p<0,001) e na relação entre um serviço de buffet e um celíaco (p<0,001). Na lista de verificação, foi notório a predominância de verificações adequadas em detrimento das inadequadas. Conclusões: O resultado sobre os conhecimentos acerca da DC dos participantes demonstrou que é necessário incidir em formação contínua, tanto em contexto de sala de aula, como formações no terreno de forma a atingir o maior número de colaboradores possível e de forma a consolidar cada vez mais os conhecimentos. A formação administrada não se revelou suficiente para que os colaboradores adquirissem todos os conhecimentos necessários, contudo os resultados no que toca às práticas e treino dos participantes revelou que sabem como atuar.
Data do prémio | 3 out. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisabete Pinto (Supervisor) |
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- Doença celíaca
- Dieta isenta de glúten
- Cantinas escolares
- Colaboradores cantinas escolares
- Mestrado em Biotecnologia e Inovação
Avaliação do conhecimento e das práticas relativas à doença celíaca por parte do pessoal dos refeitórios das escolas do município de Santa Maria da Feira
Alves, J. S. F. (Aluno). 3 out. 2023
Tese do aluno