Introdução: Nos dias que correm, perante uma situação em que seja necessário um tratamento endodôntico, recorremos à endodontia clássica, que atua na remoção da polpa dentária, com limas dentárias e substituição da mesma por guta-percha e cimento endodôntico, ficando estes materiais no interior dos canais dentários. No entanto, com a endodontia regenerativa, vamos avaliar a possibilidade de existir um tratamento alternativo à endodontia clássica, de forma a utilizar proteínas e outro tipo de moléculas que podem ajudar a fomentar o crescimento de novas células, através de scaffolds dentários. Materiais e métodos: A presente revisão sistemática seguiu a questão principal PICO, com critérios de inclusão e critérios de exclusão, fundamentando-se nas guidelines PRISMA. Foram utilizadas plataformas de pesquisa de artigos, como a PubMed e a ScienceDirect, assim como foi utilizado um processo de triagem para determinar os artigos finais a serem utilizados. Resultados: Após a seleção final, foram analisados 6 artigos para análise detalhada que referenciavam alguns scaffolds na ação dos mesmos, em relação a grupos controlo ou grupos com diferentes scaffolds entre si. De uma forma geral, foram obtidos bons valores a nível de resolução sintomática dos pacientes, assim como no comprimento das raízes e também na grossura das paredes dentinárias das raízes. Conclusão: Apesar dos valores positivos obtidos nestes estudos, estatisticamente as diferenças entre os valores obtidos nos grupos controlo e experimentais não foram suficientes para definirem a vantagem da utilização dos scaffolds.
Data do prémio | 28 nov. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Paixão (Supervisor) & Miguel Cardoso (Co-Orientador) |
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- Endodontia
- Scaffolds 3D
- Engenharia de tecidos
- Complexo dentino-pulpar
- Mestrado em Medicina Dentária
Avanços nos scaffolds usados em engenharia de tecidos do complexo dentino-pulpar: revisão sistemática
Domingues, A. G. S. (Aluno). 28 nov. 2024
Tese do aluno