A música popular coreana, ou K-pop, e os mundos virtuais têm ambos vivenciado um crescente interesse nos últimos anos, pelo que não surpreende a sua recente união, da qual resultaram experiências únicas para as audiências deste género musical. Uma novidade é o grupo feminino de K-pop Aespa, que conta com a presença de quatro membros e os seus respetivos avatares. Apesar do seu conceito criativo, este grupo despertou apreensão por parte de cibernautas em relação ao design sexualizado dos ídolos virtuais. Esta dissertação procura, assim, através de uma perspetiva feminista, examinar o contributo dos avatares das Aespa para a sexualização e objetificação dos ídolos femininos, bem como analisar as respostas afetivas de ídolos e fãs relativamente a estas entidades. Trata-se de uma dissertação realizada que sucede estudos dedicados a denunciar o uso “genderizado” das tecnologias, porém com enfoque na indústria do K-pop, e que salienta a necessidade de refletir criticamente sobre uma forma de entretenimento com crescente consumo internacional.Este estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de métodos de pesquisa mistos. Com o propósito de cumprir os objetivos delineados, recorreu-se à seleção e análise visual de imagens promocionais das Aespa, à análise da narrativa presente em conteúdos audiovisuais do grupo, à construção e aplicação de um questionário dirigido a fãs adultas sul-coreanas, assim como à realização de entrevistas a fãs.Os resultados sugerem que os avatares das Aespa contribuem para a sexualização e objetificação dos ídolos femininos 1) através da sua própria existência e design sexualizado, 2) ao serem a força orientadora do conceito do grupo e, assim, ditarem todas as escolhas relacionadas com a estética do grupo, e 3) ao aparecerem como elementos sexualizados adicionais nalgumas imagens do grupo. Os avatares mostraram-se também capazes de exercer poder afetivo sobre os ídolos, que pareceram manifestar sinais de dismorfia corporal em resposta. Por fim, foi possível concluir ainda que apesar dos avatares parecerem ser irrelevantes para as fãs, os ídolos apresentaram capacidade de influenciar as subjetividades e corporalizações das fãs. Estes resultados propõem uma influência indireta dos avatares sobre as fãs através dos ídolos.
Data do prémio | 5 mai. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Beatriz Puertas Hernandéz (Co-Orientador) & Tânia Ganito (Supervisor) |
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- K-pop
- Ídolos femininos
- Avatares
- Tecnologias do corpo
- Sexualização
- Objetificação
- Aespa
- Mestrado em Estudos Asiáticos
Avatars, sexualization and affectivities: the case of K-pop girl group AESPA
Grilo, C. C. (Aluno). 5 mai. 2023
Tese do aluno