O principal objetivo desta dissertação é explorar o conceito de “Estratégia de Diversificação” e os principais desafios do planeamento, implementação e gestão do mesmo, durante os primeiros anos de operação. Para desenvolver este tema, é dada como exemplo a estratégia de diversificação do operador postal histórico CTT – Correios de Portugal, S.A. na criação do banco postal. Combinando a informação da experiência internacional neste tipo de diversificação com a situação atual do sector da banca de retalho em Portugal, é possível concluir que, devido à vantagem competitiva em alguns dos factores críticos de sucesso nesta indústria, o banco postal poderá ter capacidade para se adaptar às difíceis condições do mesmo. Esta vantagem competitiva é identificada aquando do alinhamento das competências centrais da empresa com as características do mercado. Para conservar esta vantagem, a empresa necessita de ter um papel proactivo no estudo dos fatores externos à mesma, de forma a estar preparada para situações de realinhamento. Esta é uma iniciativa muito importante, uma vez que foram identificados problemas relativos à estratégia de diversificação, à indústria da banca de retalho e à empresa, durante a análise do futuro do banco postal. Tanto no curto como no longo prazo, o mais provável será o banco postal defrontar-se com diferentes problemas, onde serão necessárias mudanças na sua gestão, tais como a aquisição de outras empresas, o desinvestimento em certos produtos e o investimento no mercado externo.
Data do prémio | 26 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Paulo Simão Pires (Supervisor) |
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- Vantagem competitiva
- Diversificação
- Desempenho
- Banca postal
- Banca de retal
Banco CTT: managing a major strategic move
Borges, C. I. M. (Aluno). 26 jul. 2016
Tese do aluno