Before or after?
: the influence of bonus payment moment on bonus appeal and motivation to work

Título traduzido da tese: Antes ou depois?: a influência do momento do pagamento do bónus na atração pelo bónus e na motivação para o trabalho
  • Moritz Niklas Schobesberger (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As heurísticas e os enviesamentos têm o potencial de aumentar a eficiência dos bónus. Nesta investigação, um bónus é pago antecipadamente com a obrigação de reembolsar o pagamento no caso de um objetivo predefinido não ser atingido, é comparado com um bónus que é pago à posteriori. Na revisão de literatura é avaliada a influência de um viés do presente na atratividade dos bónus antes da aceitação de uma oferta. Para além disso, é analisado o impacto de ambos os enquadramentos na motivação para o período em que o objetivo pode ser alcançado e para o período subsequente ao não alcancedo objetivo. É utilizado um estudo empírico para comparar as duas situações, utilizando um desenho experimental entre sujeitos. O estudo fornece provas empíricas de que os enquadramentos de bónus em que o bónus é pago antecipadamente são considerados mais apelativos do que aqueles em que o bónus é pago à posteriori. Para além disso, demonstra que a obrigação de reembolsar um bónus conduz a um nível de motivação mais baixo no caso de o objetivo não ser atingido.
Data do prémio26 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

Keywords

  • Quadros de bónus
  • Heurísticas
  • Desconto intertemporal
  • Viés do presente
  • Aversão à perda

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'