Na sequência de vários estudos e relatórios publicados no século XXI, que demonstraram o impacto ambiental significativo causado pela produção de conteúdos audiovisuais, surgiu a tendência da Produção Ecológica, que insta as empresas de produção cinematográfica a começarem a adotar práticas sustentáveis no processo de produção. Embora esta tendência tenha ganho proeminência nos últimos anos nas indústrias cinematográfica e televisiva, a indústria cinematográfica publicitária parece ainda estar atrasada na implementação de medidas de produção ecológica. Neste sentido, o principal objetivo deste relatório de estágio é determinar até que ponto as empresas de produção de filmes publicitários estão relutantes em implementar práticas sustentáveis e se existem fatores externos que influenciam esta relutância. A metodologia empregue nesta investigação inclui uma revisão aprofundada da literatura sobre a pegada ambiental da produção cinematográfica e a Produção Verde, a memória descritiva do estágio realizado e três entrevistas a especialistas. Uma análise abrangente das várias fontes confirmou uma relutância persistente na implementação de práticas de Produção Ecológica entre a maioria das empresas de produção de filmes publicitários em todo o mundo e resultou em duas conclusões principais. Em primeiro lugar, a relutância radica na falta de cobertura mediática e de apoio governamental, o que conduz a uma desinformação sobre o assunto e a uma falta de motivação entre os que trabalham na indústria para começarem a aplicar medidas sustentáveis. Em segundo lugar, o principal fator que contribui para a relutância é o receio de custos adicionais associados à produção sustentável de filmes, que seriam eliminados se os clientes ou os governos começassem a disponibilizar um orçamento adicional para a aplicação de medidas de produção ecológica. De um modo geral, a investigação revelou um aumento gradual do interesse e da sensibilização para a tendência da produção ecológica nos últimos anos, em especial no sector da televisão e das longas-metragens e menos no sector dos filmes publicitários.
| Data do prémio | 19 jan. 2024 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Catarina Duff Burnay (Supervisor) |
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- Produção verde
- Indústria cinematográfica publicitária
- Pegada ambiental do cinema
- Produção cinematográfica sustentável
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Behind the scenes : exploring the challenges and benefits of implementing green production measures in the advertising film industry
Rizzo, I. (Aluno). 19 jan. 2024
Tese do aluno: Dissertação de mestrado