Bem-estar subjetivo e desenvolvimento positivo em adolescentes
: relação com os pais e com os pares

• Maria Clara Vitorino da Costa Leite (Aluno)

O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da relação com os pais e com os pares no desenvolvimento positivo e bem-estar subjetivo dos adolescentes. A pertinência do estudo aprofundado deste tema reside no facto das relações interpessoais, nomeadamente com os pais e os pares, terem influência no desenvolvimento positivo e no bem-estar subjetivo dos adolescentes. Numa altura determinante da formação da identidade, escolhas pessoais e vocacionais importa explorar o bem-estar subjetivo e o desenvolvimento positivo. A amostra foi constituída por 156 estudantes de uma escola de ensino secundário da região norte. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, o "Índice de Bem-Estar Pessoal", o questionário "Desenvolvimento Positivo dos adolescentes" e o "Califomia Healthy Kids Survey Resilience Assessment Module". Os resultados demonstraram valores estatisticamente significativos entre o sexo masculino e o feminino, no que diz respeito à satisfação com o sentimento de segurança e na relação com os pais dos jovens adolescentes do ensino secundário. Valores estatisticamente significativos foram encontrados na dimensão 'Cuidado' do DPA, relativamente ao curso. Foi possível verificar correlações positivas entre o bem-estar pessoal e o desenvolvimento positivo dos adolescentes, assim como uma relação entre estes e as relações com os seus pais e pares. Também quanto mais elevado for o índice de bem-estar pessoal, maior é o seu desenvolvimento positivo. Com estes resultados é possível perceber os fatores associados ao bem-estar e ao desenvolvimento positivo dos adolescentes, em particular no ensino secundário, ou seja, podemos concluir que as relações são em si mesmas cruciais para o bem-estar dos indivíduos.
Data do prémio27 jan 2022
  • Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais
SupervisorPaulo César Dias (Supervisor)

• Bem-estar subjetivo