Best practices and potential biases in trade missions
: portuguese SMEs mission guidelines : forms of value and timing

  • Jorge Diogo Rodrigues e Sousa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num período de incerteza económica, os Portugueses necessitaram de procurar meios capazes de melhorar a sua condição financeira. Internacionalização foi tida como uma opção, levando a que Agências de Promoção das Exportações e especificamente Missões Comerciais ganhassem notoriedade. Uma vez que as PMEs são consideradas as companhias que mais benefícios retiram em participar, sendo ainda cruciais na recuperação do país, desenvolvemos uma lista de potenciais erros cometidos durante uma Missão, assim como melhores práticas. Entrevistando representantes de PMEs participantes, de agências e inclusive de PMEs participantes em Feiras Internacionais, conseguimos identificar algumas iniciativas que esperamos possam contribuir para tornar as Missões Empresariais Portuguesas mais eficientes. Entre os potenciais erros, a maioria relaciona-se com atribuição interna. Assim, as companhias necessitam de: ser explícitas na sua interação com as agências; considerar riscos calculados quanto aos países nos quais pretendem investir e serem conscientes do facto de estarem ou não preparados para internacionalizar a sua operação; compreender quem são os seus potenciais parceiros, assim como interagir com eles; ser o mais independente possível dos organizadores, tratando assim dos seus próprios negócios. Quanto às melhores práticas, as que foram listadas pretendem demonstrar condutas viáveis para uma PME se preparar para uma Missão Empresarial. Propomos tornar os participantes conscientes da importância que outros participantes têm e, consideramos iniciativas capazes de ajudar no Follow-up da Missão. Assim, esperamos ser capazes de corretamente demonstrar como deve uma PME proceder quando inscrita e durante uma Missão Comercial.
Data do prémio2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Missão comercial
  • PMEs
  • Erros
  • Melhores práticas

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'