Biomarcadores de cancro da cabeça e pescoço associados ao metabolismo de NAD
: uma revisão sistemática

• Pedro Miguel Figueiredo Pires (Aluno)

Introdução: A identificação de biomarcadores em Oncologia pode permitir melhorias na acuidade diagnóstica, melhorar a seleção da terapêutica e estabelecer o prognóstico de diferentes neoplasias, nomeadamente no que diz respeito aos tumores da cabeça e do pescoço. A quantidade de nicotinamida adenina dinucleótido (NAD) e de moléculas relacionadas com o seu metabolismo, pela sua função em reações redox ao nível celular, pode estar envolvida em processos de carcinogénese e a sua regulação ser modificada como resposta a neoplasias. Objetivo: Identificação de biomarcadores relacionados com o metabolismo de NAD em tumores da cabeça e do pescoço.Métodos: Foi realizada uma pesquisa com termos controlados e naturais em bases de dados de literatura científica, nomeadamente a PubMed®, B-ON e Cochrane. Foram incluídos estudos experimentais, quase-experimentais, transversais analíticos ou exploratórios, realizados em doentes adultos com diagnóstico de tumores da cabeça e do pescoço, com pesquisa de biomarcadores relacionados com o metabolismo de NAD, publicados em inglês.Resultados: Foram incluídas 19 publicações, com pesquisa de biomarcadores em tecido tumoral (63,2%). Os marcadores mais pesquisados foram a nicotinamida fosforibosiltransferase (NAMPT, 42,1%) e as sirtuínas (31,6%), maioritariamente utilizando técnicas de imunohistoquímica (42,1%) e de reação em cadeia da polimerase (31,6%). Observou-se um aumento de NAMPT nos tumores da cabeça e do pescoço em todas as publicações incluídas, com resultados variáveis na expressão de sirtuínas e de CD38. Conclusões: O aumento da expressão de NAMPT é consistente em tumores da cabeça e do pescoço como biomarcador de doença.
Data do prémio2 dez 2021
SupervisorRaquel Silva (Supervisor) & Patrícia Couto (Co-Orientador)

• Tumores da cabeça e do pescoço
  • Biomarcadores