Em 2009, os utilizadores de smartphones foram crescendo em Portugal, especialmente na camada da população mais jovem, que é também ela a maior adepta de tecnologia. Foi nesse mesmo ano que os parceiros André Gil e Tiago Janela se aperceberam do potencial do desenvolvimento de aplicações enquanto negócio. Em 2010 a empresa seria fundada, sob o nome de Bliss Applications. Esta tornar-se- ia numa referência para o mercado português, e até mesmo para alguns países no exterior como os E.U.A., uma vez que ganhou vários prémios pelo carácter inovador das aplicações em termos de design e usabilidade. Apesar do sucesso da empresa, os parceiros encontravam-se a lutar contra o facto de que o número de downloads registado estaria aquém das suas expectativas, e a estrutura de custos da Bliss não poderia ser sujeita a cortes dado o importante papel do marketing para empresa enquanto cartão de visita aos utilizadores. Havia a necessidade de repensar o futuro estratégico do negócio. O contexto do negócio e a terminologia tecnológica da Bliss Applications proporcionam uma visão excelente para aulas de Gestão, especialmente se destinadas a abordar a disciplina de inovação. Através da análise do case study da empresa, é possível adquirir mais conhecimento relativamente à área do desenvolvimento de aplicações e até o potencial dos smartphones/tablets no futuro, dado que é um mercado que tem crescido consideravelmente desde 2007. Esta dissertação inclui também uma secção de Literature Review, que fornece frameworks específicas e explicação da terminologia tecnológica que visam dar uma estrutura para uma melhor análise do caso. Além disso, a dissertação inclui também uma secção de Teaching Note, que sugere uma possível abordagem para a forma como o case study poderá ser leccionado, garantindo uma discussão em aula bem como o envolvimento dos alunos.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Magalhães Guedes (Supervisor) |
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Bliss Applications case study: the app business or how to be different in a crowded market
Heitor, M. M. D. S. P. D. (Aluno). 2012
Tese do aluno