Os sonhos têm a capacidade de prender a nossa atenção. Muitas vezes, um sonho enigmático retorna ao nosso pensamento durante todo o dia. Talvez, a explicação mais provável seja a de que os sonhos sejam conselhos, orientações e até mesmo advertências do subconsciente sobre a forma como nós estamos conduzindo a vida. Neste caso, mostro como estes sonhos podem ter as suas vantagens e desvantagens, principalmente quando uma pessoa não dorme bem ou dorme pouco à noite e é mais difícil acordar pela manhã. Esta curta de animação dedica-se às pessoas que preferem perder horas do seu sono para poderem fazer coisas que não tiveram tempo de realizar durante o dia, como hobbies ou trabalho em atraso. O cansaço não só pode prejudica o dia a dia da pessoa como também faz com que o corpo se manifeste pela falta de sono, fazendo com que as pessoas durmam mais involuntariamente e ficam “presas” em sonhos. Esta curta de animação apresenta a perspetiva de uma pessoa a sonhar, reagindo ao que vê e interagindo inicialmente com a maçã, o objeto que representa a sua “prisão” no sonho. Á medida que o tempo passa, os sonhos do nosso protagonista tornam-se cada vez menos lúcidos, não só aumentando a quantidade de objetos que se mexerem à sua frente como também o som. Quando acorda com o susto da personagem que aparece no fundo azul, relaxa com a ideia que escapou do seu sono, só para a ter demolida quando ouve e vê a maçã no seu colo. Inspirado no filme A Origem, dirigido por Christopher Nolan, onde temos dificuldades em destingir um sonho da realidade e também não temos a certeza se as personagens ainda estão num sonho ou não. Outra inspiração para a criação desta curta foi um artigo escrito por Russell B., “Falso Despertar e Sonhos Lúcidos” (https://sonhoslucidos.com/sonhoslucidos/falso-despertar-e-os-sonhos-lucidos/).
Data do prémio | 17 mai. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sahra Kunz (Supervisor) |
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Blue apple
Oliveira, B. S. D. (Aluno). 17 mai. 2022
Tese do aluno